Notícias
Terça-Feira, 05 de Setembro de 2017, 11h51   (Atualizada 05/09/2017 às 11:51)

Projeto de lei pretende proibir uso de celular em sala de aula em todo o país

ORDEM E DISCIPLINA

O uso de telefones celulares em sala de aula tem comprometido o aprendizado, a ordem e a hierarquia no ambiente escolar.

A escola, as famílias e os próprios alunos, percebem a impossibilidade de lidar com esses eletrônicos sem comprometer o ambiente de concentração necessário.

Alguém dirá, mas os celulares podem ser utilizados para fins pedagógicos como acesso a pesquisas na internet? O detalhe é que a linha é muito tênue entre utilizar o aparelho celular e tablets para pesquisas escolares e para uso particular bate papo, etc.

A tecnologia pode e deve fazer parte do processo de aprendizado, auxiliar professores e alunos, porém não é o que está ocorrendo quanto ao uso de aparelhos celulares. As distrações com facebook, whatsapp e jogos eletrônicos tem sido os maiores passatempos de jovens, não só em horários livres, mas também durante aulas.

Diante disso, o deputado federal professor Victório Galli (PSC/MT), elaborou um projeto de lei que está tramitando na câmara dos deputados em Brasília que pretende impedir que alunos das redes de ensino privada ou pública utilizem o aparelho celular em sala de aula.

Segundo Galli, o uso de celular e outros aparelhos eletrônicos similares atrapalham o aprendizado em sala de aula. “Além disso, tornará o aprendizado mais produtivo, mais dinâmico e acima de tudo mais respeitoso para com todos que desejam de fato aprender o conteúdo pedagógico em sala de aula”.

Para o deputado nada disso seria necessário se nosso sistema de ensino preservasse a hierarquia e a ordem em sala. “Além da quebra da hierarquia, estamos vivendo um período de destruição de valores familiares. E, isso está tornando o ambiente escolar num caos”, afirmou Galli.

O projeto de lei atende uma demanda dos estabelecimentos de ensino, uma vez que, terão uma norma ao seu lado para barrar esse tipo de situação.

A relação entre professor e aluno vem se degradando, e leis como essa fazem-se necessárias para retomar a autoridade do professor em sala de aula. Situações de confrontos e agressões vem se repetindo de norte a sul do país e criando dificuldade a comunidade escolar. Professores tem medo de aplicar a ordem e cobrar atenção de alunos. Um absurdo que se não pode cair na normalidade. 

 

 

Crédito Foto: Moacyr Lopes Junior / Folhapress

Fonte: Marcelo Duarte
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

(61) 3215-5539  dep.victoriogalli@gmail.com


Deputado Federal Victório Galli © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR